A superfície ocular pode apresentar uma grande variedade de respostas imunológicas resultando em inflamação da conjuntiva e da córnea. As principais reações de hipersensibilidade envolvendo a conjuntiva são comumente referidas como conjuntivite alérgica e são subclassificadas em:
– Conjuntivite alérgica sazonal; – Conjuntivite alérgica perene; – Ceratoconjuntivite atópica; – Conjuntivite papilar gigante; – Ceratoconjuntivite vernal. |

A conjuntivite alérgica pode ser dividida em 5 grandes subcategorias. Conjuntivite alérgica sazonal (SAC) e conjuntivite alérgica perene (PAC) são comumente agrupados. Ceratoconjuntivite Vernal (VKC), Ceratoconjuntivite atópica (AKC), e conjuntivite papilar gigante (GPC) constituem os subtipos restantes de conjuntivite alérgica.
Diagnóstico precoce e tratamento irão ajudar a prevenir as complicações que podem ocorrer com esta doença (Ex.: lesões à córnea e ceratocone).
Educação do paciente
Os pacientes devem fazer todas as tentativas para identificar o alérgeno causador do problema e para evita-lo.
Tratamento
O tratamento depende do subtipo diagnosticado e da exclusão de outras causas (como conjuntivite bacteriana), assim como o tratamento de imunoterapia (Leia sobre Imunoterapia).
Leia sobre Imunoterapia e entenda os benefícios.
Dra. Nádia Betti
CRM AM 6050 / RQE 3276
Centro de Alergia e Imunologia do Amazonas – CAIAM
(92) 3342.6819 / (92)99360.7813 (Whatsapp) / (92) 08217.8177
Fonte:
Medscape/Allergy&Immunology

Dra. Nádia valoriza a importância da saúde da criança e da família de forma integral. O atendimento baseado no respeito, cordialidade e profissionalismo, gera segurança e conforto a toda a família que frequentemente encontra-se aflita por uma doença alérgica, envoltos de incertezas. Entrega o seu melhor todos os dias para os seus pacientes e tem como objetivo que eles desfrutem sua saúde e vivam sua melhor versão.