A asma é uma síndrome clínica caracterizada por obstrução episódica reversível das vias aéreas, aumento da reatividade brônquica e inflamação das vias aéreas.
Causas ou gatilhos da asma podem ser divididos em etiologias alérgicas e não alérgicas. Os aeroalérgenos podem incluir pólen sazonal, esporos de mofo, ácaros da poeira, alérgenos animais e alimentos (especialmente em crianças).
Fatores de risco para asma
Os fatores de risco para a asma incluem história familiar de doença alérgica, presença de imunoglobulina E específica para alérgenos (IgE), doenças respiratórias virais, exposição a aeroalérgenos, fumaça de cigarro e obesidade.
Asma associada à alergia
A importância da alergia na asma tem sido bem estabelecida. Elas desencadeiam ataques de asma em 60-90% das crianças e em 50% dos adultos. Aproximadamente 75-85% dos pacientes com asma têm resultados positivos (imediatos) no teste cutâneo (Leia sobre testes cutâneos de leitura imediata).
Diagnóstico Diferencial na Asma
– Deficiência de Alfa1-antitripsina; – Aspergilose; – Bronquiolite; – Insuficiência Cardíaca Congestiva e Edema Pulmonar; – Enfisema; – Aspiração de corpo estranho; – Deficiência de Imunoglobulina G; – Embolia pulmonar; – Sarcoidose; | – Sinusite Crônica; – Disfunção da corda vocal; – Fibrose cística; – Anomalias cardíacas congênitas; – Anomalias pulmonares; – Coqueluche; -Traqueomalácia; – Infecções virais; – DPOC. |
Sintomas
- Tosse
- Chiado no peito
- Cansaço (falta de ar)
- Pode estar associada a sintomas de sinusite e/ou rinite
Diagnóstico
Habitualmente o asmático possui sua doença desde a infância, mas também é possível que a asma se manifeste a partir da idade adulta ou mesmo quando idoso. A presença de rinite alérgica é outro fator importante a ser observado no momento do diagnóstico, pois o controle da rinite também influencia no controle da asma.
– Imunoglobulinas IgE específicas (RAST) e Teste cutâneo de leitura imediata (Prick Test): Os testes alérgicos, sejam realizados por aplicação sobre a pele ou pela coleta de sangue, diagnosticam exatamente o alérgeno implicado na reação de hipersensibilidade.

– Dosagem de IgE total: A dosagem da IgE total é importante para os casos de asma de difícil controle, onde são usados medicamentos específicos cuja dosagem se baseia no número de IgE circulante e no peso do doente.
– Prova de função pulmonar pré-broncodilatador e pós-broncodilatador (Espirometria): O exame de espirometria, também conhecido como “exame do sopro”, faz parte das provas de função de pulmonar e detecta as alterações do fluxo de ar ao passar pelas vias aéreas.

– Radiografia de tórax
Dra. Nádia Betti
CRM AM 6050 / RQE 3276
Centro de Alergia e Imunologia do Amazonas – CAIAM
(92) 3342.6819 / (92)99360.7813 (Whatsapp) / (92) 08217.8177
Agende uma consulta aqui
Fonte:
Medscape/Allergy&Immunology
http://www.emedicinehealth.com

Dra. Nádia valoriza a importância da saúde da criança e da família de forma integral. O atendimento baseado no respeito, cordialidade e profissionalismo, gera segurança e conforto a toda a família que frequentemente encontra-se aflita por uma doença alérgica, envoltos de incertezas. Entrega o seu melhor todos os dias para os seus pacientes e tem como objetivo que eles desfrutem sua saúde e vivam sua melhor versão.